Como Emitir NF-e no Paraná?

A emissão de nota fiscal no estado do Paraná, assim como em muitos estados já é obrigatória.

Os empreendedores, já devem estar cientes disso, e para não correr risco de ter problemas fiscais, é melhor estar ciente de todos os documentos necessários para emitir nota fiscal.

Dessa forma, as notas fiscais eletrônicas são emitidas em formato XML e armazenadas eletronicamente, dispensando a necessidade de impressão e locais para armazenamento das notas.

Sendo assim, nesse artigo iremos abordar, como emitir NF-e no Paraná e quais os requisitos para isso.

Entenda o que é Preciso para Emitir NF-e no Paraná

A NF-e no Paraná vem sendo utilizadas como forma de facilitar o controle fiscal em toda a região.

Elas são as responsáveis por tornar as transações de vendas legais, por ser o documento que prova a venda e auxiliar na conta do imposto.

Emitir NF-e no Paraná

De acordo com a Secretaria da Fazenda do Paraná, exitem algumas etapas para produzir a NF-e no Paraná:

O primeiro passo pode parecer óbvio, mas é muito importante, ter um CNPJ válido. Pois, sem ele você não será capaz de emitir nota fiscal eletrônica, então confira se esta tudo certo com seu cadastro.

Logo após, será necessário se cadastrar na Receita do Paraná, pelo site: http://www.fazenda.pr.gov.br, é recomendado que o cadastro seja feito por um contador ao alguém que entenda melhor da contabilidade.

Depois, será preciso adquirir um certificado digital (e-CNPJ), padrão ICP-Brasil, sem ele é impossível emitir NF-e, pois é esse documento que valida juridicamente as transações de venda.

É possível conseguir o certificado com a autoridade certificadora (AC) credenciada pela ICP-Brasil, pagando uma taxa unica de adesão, e assim que tiver o e-CNPJ, poderá emitir notas ilimitadamente.

Posteriormente, será preciso fazer o credenciamento na SEFAZ do estado do Paraná, nesse processo é recomendado usar o auxilio de um contador, pois ele estará por dentro da legislação do estado.

E por fim, o último documento necessário, o Código de Segurança do Contribuinte.

Para consegui-lo, acesso o site da Secretaria da Fazenda do Paraná, cadastra-se no programa emissor do contribuinte e gerar o CSC. Podem ser gerados até dois CSC válidos por empresa.

Sendo assim, com todos os documentos já adquiridos, basta ter em mãos um Software Emissor de NF-e e começar a emitir notas fiscais.

Nota Fiscal Curitibana

O prestador de serviços deve emitir a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), conhecida como Nota Curitibana, a cada operação realizada, conforme disposto na Lei Complementar nº 73/2009. Para isso utiliza o Sistema ISS Curitiba, um ambiente online especial e exclusivo, criado pela Secretaria Municipal de Finanças.

Para conseguir emitir Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), em Curitiba é preciso ter Álvara Comercial, que é liberada pela secretaria municipal de finanças.

Depois de obtido o Álvara, entre no site: isscuritiba.curitiba.pr.gov.br, e faça cadastro de novo usuário, preencha todos os campos e guarde o nome de seu usuário e senha.

Por fim, Solicitar a Autorização de Impressão de Documento Fiscal (AIDF ), para isso siga as seguintes passos:

  • Acesse o ISS Curitiba 
  • Clicar na aba de autorização de AIDF’s NF; 
  • Solicitar AIDF-e;
  • Aceitar os termos;
  • Confirmar os dados cadastrados;
  • Imprimir o Formulário de Requerimento e assina-lo;
  • Enviar o Formulário de Requerimento, junto com a documentação exigida, para o e-mail: aidf@curitiba.pr.gov.br

E pronto, assim já será capaz de emitir nota fiscal de serviços eletrônica, dentro da legislação.

Software Emissor de NF-e

Com um emissor de nota fiscal eletrônica, você economiza tempo de serviço e facilita sua vida.

Como no caso, o Nota Varejo, que realiza o envio automático da assinatura digital e transmissão do XML para a SEFAZ e por e-mail a seu cliente.

Trazendo a praticidade a seu negócio, por meio dele você será capaz de economizar tempo, pelo sistema armazenar e identificar os dados do cliente.

Além de, armazenar eletronicamente todos os dados de notas fiscais emitidas, para facilitar a emissão de documentos do imposto de renda futuros.

Se você esta afim de se manter legalizado e com comodidade a você e seu cliente, experimente o Nota Varejo gratuitamente.

Emitir NF-e no Paraná

Nota Varejo emite todas as principais notas fiscais do mercado, para mais de 600 cidades no país, trazendo praticidade e comodidade.

Portanto, não perca tempo, teste por 30 dias grátis e otimize seu trabalho.

Assim, modernizando seu negócio e facilitando sua vida.

Leave A Comment?