Como Emitir NF-e na Bahia?

Para poder emitir NF-e na Bahia, o empreendedor deverá cumprir basicamente três passos: adquirir certificado digital, se cadastrar na SEFAZ Bahia e posteriormente adquirir um software emissor.

As notas fiscais eletrônicas devem ser emitidas, pois, atualmente o processo não é mais opcional e sim obrigatório.

Mas, emitir NF-e na Bahia e bem simples e iremos te contar agora como realiza esse processo.

Conseguir Certificado Digital

Para estar apto a emitir nota fiscal é preciso adquirir um certificado digital padrão ICP Brasil.

O certificado digital é uma especie de assinatura digital que irá confirmar a autenticidade da nota fiscal.

Assim, esse certificado tem duas funções, assinar digitalmente a NF-e Bahia e identificar o servidor da empresa no momento em que o contato com a SEFAZ é feito para transmitir a NF-e.

Dessa forma, o certificado digital deve ser conseguido juntamente com uma Autoridade Certificadora (AC), que seja credenciada pela ICP Brasil.

A empresa pode usar um mesmo certificado digital para assinar todas as notas da empresa, sem elas a matriz ou até filiais, isso fica a critério do empresario.

Além de, por mais que seja indicado que o certificado seja feito no CNPJ, ele também pode ser feito na modalidade NF-e a qual será realizado no nome de algum funcionário.

Portanto, emitir NF-e na Bahia, sem um certificado digital padrão A1 ou A3, é impossível, então para começar a emitir suas notas fiscais providencie um.

NF-e na Bahia

Credenciamento na SEFAZ Bahia

Depois de conseguir um certificado digital, o próximo passo é se credenciar na Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia.

Para esse processo, é indicado que você utilize a ajuda de um contador para te auxiliar com as informações.

Primeiro de tudo, se credencie como emissor de NF-e, para isso, preencha um formulário disponibilizado no site da SEFAZ-BA.

Esse credenciamento é feito por estabelecimento, portanto, se você possui mais de um terá de realizar um processo separado para cada um.

Assim que obter a confirmação do pedido de credenciamento, envie um e-mail para o endereço: faleconosco@sefaz.ba.gov.br, solicitando um acesso ao ambiente de testes do sistema NF-e.

Depois disso, faça a quantidade de testes que achar necessário, até julgar poder fazer o processo sem erros. Os arquivos que forem enviados pelo ambiente de teste não tem valor fiscal.

Durante o período de teste, chamados podem ser enviados a SEFAZ, inclusive com envio de DANFE, a comunicação deve ser feita pelo telefone ou pelo mesmo e-mail da SEFAZ, com o assunto “NF-e”.

Por fim, envie cinco Documentos Auxiliares da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) emitidos no período de teste.

Os DANFE devem ser enviados, por via postal, em envelope com o título “DANFE”, para o seguinte endereço:

Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia

Diretoria de Tecnologia da Informação

Av. Luiz Viana Filho, 2ª Avenida, 260, Térreo, Centro Administrativo da Bahia, CEP 41745-003 – Salvador – Bahia.

Esses documentos serão avaliados para confirmar as informações do contribuinte. E ele só terá autorização para acesso ao Sistema de Recepção de NF-e após a SEFAZ aprovar os DANFE enviados para avaliação.

Logo, faça esse processo o quanto antes.

Software Emissor

Depois de ter todos os documentos em mãos é hora de adquirir um software emissor de nota fiscal eletrônica e começar a emitir as notas.

Por mais que tenha disponível softwares gratuitos eles não são muito indicados, por terem funções limitadas e riscos de falhas.

Portanto, é cômodo investir em um software pago como o Nota Varejo, que já emite nota fiscal para mais de 600 cidades do pais.

Nota Varejo trata-se de um software emissor de diversos modelos de notas fiscais eletrônicas com rapidez e facilidade.

Ele efetua o envio automático da assinatura digital e a transmissão do XML para SEFAZ, além de possibilitar o envio do XML por e-mail.

Com o Nota Varejo, você dá adeus a necessidade de ter de calcular impostos pois o software faz esse processo pra você, além de, armazenar todos os dados na nuvem.

Dessa forma, os dados dos clientes ficam salvos, sendo preenchidos automaticamente nas próximas compras, é comodidade de mais, não?


Não perca mais tempo, clique na imagem acima, baixe gratuitamente e comprove.

Afinal, facilidade e praticidade é com o Nota Varejo, com um preço que nem sequer pesa no bolso.

Agora que você já conferiu toda a praticidade que o Nota Varejo te proporciona, comece a utilizar e aproveitar dos benefícios.

Leave A Comment?