Tudo sobre NCM

Olá 😇🌹

Os produtos vendidos por estabelecimentos no ramo alimentício também precisam ter seus dados fiscais declarados.

Um dos dados obrigatórios seria o Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), sendo obrigatório a informação para que consiga emitir as notas fiscais dos consumidores (NFC-e)

O NCM é um código que serve pra determinar a o tipo de cada produto, ex: Leites, refrigerantes, bombons e chocolates, etc.


Como descobrir o NCM correto de seus produtos

À princípio, os dados fiscais de seus produtos devem estar sendo obtidos através de seu contador, porém, caso não tenha a disponibilidade no momento, existem ferramentas e tabelas que podem lhe auxiliar nesse processo de preenchimento dos dados fiscais de seus produtos 😇👍

Há um método o qual possibilita que você determine qual o NCM correto do produto, porém, o governo dispõe de uma tabela contendo diversos dos NCM que pode vir a precisar. Você pode baixar essa tabela clicando aqui

Confira algumas nomenclaturas usadas por restaurante e similares:

NCMPRODUTO
2106.90.90Almoços, Jantares, Refeições e Pizzas: (Preparações alimentícias diversas – Preparações alimentícias não especificadas nem compreendidas em outras posições);
2202.10.00Refrigerantes, Águas com gás e sem gás:  Águas, incluindo as águas minerais e as águas gaseificadas; Coca-Cola, Pepsi, Guaraná, Fanta, Sukita, Soda, Kuat, etc.
2008.99.00Sucos: (Suco de qualquer outra fruta ou produto hortícola); Suco de Morango, Maracujá, Laranja, Uva, etc.
1806.90.00Bombons e Chocolates: (Cacau e suas preparações – Chocolate e outras preparações alimentícias contendo cacau);
2106.90.50Tridents e chicletes: (Gomas de mascar, sem açúcar); Trident, Plets, etc.
2203.00.00Cervejas: Cervejas de malte; Skol, Brahma, Antarctica, Heineken, Bohemia, Budweiser, Itaipava, Kaiser, Schin, Devassa, etc.
2106.90.60Freegeels, Halls, balas diversas: (Caramelos, confeitos, pastilhas e produtos semelhantes, sem açúcar)
1604.20.90Sushis, sashimi, uramaki e similares: Preparações de carne, de peixes ou de crustáceos, de moluscos ou de outros invertebrados aquáticos.
2106.90.60Freegeels, Halls, balas diversas: (Caramelos, confeitos, pastilhas e produtos semelhantes, sem açúcar)
1604.20.90Sushis, sashimi, uramaki e similares: Preparações de carne, de peixes ou de crustáceos, de moluscos ou de outros invertebrados aquáticos.
0402.21.10Leite e laticínios ( ovos de aves; mel natural; produtos comestíveis de origem animal):  Leite e creme de leite, concentrados ou adicionados de açúcar ou de outros edulcorantes e outros.
2106.90.29Preparações alimentícias diversas: Preparações alimentícias não especificadas nem compreendidas em outras posições.

Como vincular o CEST ao NCM

Para produtos propensos à substituição tributária, é obrigatório estar vinculando o Código Especificador da Substituição Tributária (CEST) ao NCM de seu produto

Uma maneira fácil de estar descobrindo qual o CEST correto para seu produto, é utilizando esse siteonde você informa o NCM e o mesmo retorna todas as opções de CEST possíveis para sua mercadoria.

Apenas reforçando: caso não entenda ou não consiga encontrar os dados corretos, é necessário estar entrando em contato com seu contador responsável.


Lembrando que os tutoriais ficam disponíveis em nossa página de suporte para acessar a qualquer momento e saber mais sobre como funciona as funcionalidades do sistema

Was this article helpful?

Related Articles

Leave A Comment?