O certificado digital é uma assinatura eletrônica que garante oficialidade a seus documentos e tem tudo para se tornar tão comum quanto a assinatura à mão.
Essa assinatura veio para substituir a papelada e garantir total segurança na hora de autenticar as transações eletrônicas.
Dessa forma, com um simples arquivo criptografado, você consegue assinar documentos online, autenticar e cumprir obrigações do negócio online, tudo com validade jurídica.
E tudo isso sem precisar sair de casa ou da empresa, por isso o certificado digital já vem se tornando obrigatório para muitas empresas para enviar obrigações legais ao governo.
Portanto, se quer entender melhor o que é um certificado digital, como consegui-lo e usar ele em suas emissões de notas acompanhe este artigo.
O que exatamente é certificado digital?
O certificado digital é a identidade digital da empresa ou pessoa física que pretende assinar documentos com validade jurídica ou fazer transações online com segurança.
Ele foi criado no intuito de garantir a autenticidade das operações online e possibilitar que por meio da assinatura eletrônica identifique pessoas físicas e jurídicas.
Assim, é muito mais fácil enviar as devidas obrigações ao governo e assinar documentos digitais.
Entretanto, se você emite nota fiscal eletrônica em seu estabelecimento com certeza já deve conhecer o certificado digital, por ele ser obrigatório para gerar NF-e.
Onde adquirir um certificado digital?
Para conseguir um certificado digital basta ir a uma Autoridade Certificadora.
Dessa forma, será preciso pagar uma pequena taxa para adquiri-lo, porém é uma taxa única e não terá mais gastos futuros com isso.
E é necessário que o órgão que emita o certificado siga as regras determinadas pela ICP-Brasil.
- Caixa Econômica Federal;
- Serpro;
- Serasa;
- Receita Federal;
- AC-JUS / Autoridade Certificadora da Justiça;
- ACPR / Autoridade Certificadora da Presidência da República;
- Certisign;
- Casa da Moeda do Brasil;
- E mais.
Para que serve essa Assinatura Digital?
Como o certificado digital é utilizado como uma miniatura de validade jurídica, é preciso de mecanismos para garantir a segurança em usar ele.
Por exemplo, se você está emitindo uma nota fiscal, ao verificar o conteúdo do documento, o certificado o assina e retorna um código com a validação.
Esse código é único e específico para cada emissão.
Assim, se houver qualquer tipo de alteração no conteúdo passado para o certificado, o código irá se tornar invalido. Garantindo a segurança.
Afinal o conteúdo (XML da nota fiscal) precisa estar exatamente da maneira que foi informado o órgão.
Ou seja, uma maneira completamente segura de manter suas notas fiscais e os processos de sua empresa.
Além disso, ele ainda dá a possibilidade de assinar contratos, sem ter de ficar perdendo muito tempo e dinheiro com transporte de documentos.
Quais os tipos existentes?
Existem dois tipos de modelo dessa certificação.
O primeiro formato A1 é um arquivo digital que é instalado na máquina ou no emissor de notas fiscais eletrônicas, e contém uma validade de um ano.
Já o modelo A3 um dispositivo físico ou token, semelhante a um pen drive, tem uma validade de 1 a 3 anos.
Assim, ele também tem no modelo de cartão, que deve ser acoplado em um dispositivo para conectar no computador.
Além disso, o modelo A3 por ser um dispositivo físico para usá-lo ele tem que estar presente, ou seja é preciso carregá-lo com você.
E para acessar é preciso digitar a senha todas as vezes. E para o caso de você ter alguém para fazer esse trabalho para você será preciso passar a senha para ele.
Fora isso, esse modelo não pode ser inserido em uma plataforma de emissão de notas fiscais eletrônicas automática, ao contrário do A1.
O certificado modelo A1 é inserido na máquina e após instalado você consegue ter acesso a ele de qualquer lugar do planeta.
Assim, você não fica preso a um único dispositivo na hora de emitir NF-e ou fazer qualquer outra ação.
Confira mais detalhado as diferenças dos dois modelos:
A1 | A3 |
Arquivo digital; | Dispositivo físico; |
É possivel acessar de qualquer lugar; | Deve estra sempre conectado ao computador; |
Não precisa passar senhas; | É preciso transporta-lo quando for usar; |
Integra fácil a um emissor de NF-e. | É preciso de senha para acesso. |
Emitir NF-e de forma eficiente
A melhor maneira de emitir nota fiscal automaticamente é investir em um serviço para fazer isso a sua empresa.
Que é o caso de um software emissor, ele irá reduzir o tempo que você pode perder para cumprir toda a parte burocrática da nota.
Além disso, sabemos como o site da prefeitura e outros estão propensos a travar por grande uso, impedindo assim que você emita a nota que precisa.
Por isso, um emissor de nota fiscal é importante, como o caso do Nota Varejo. Um sistema de automação comercial, que permite emitir com rapidez e facilidade diversos modelos de notas fiscais eletrônicas.
Ao emitir uma nota fiscal, o Nota Varejo efetua automaticamente a assinatura digital e a transmissão do XML para a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) ou por e-mail ao seu cliente sem complicações.
Um outro diferencial é que você não precisa informar os dados de uma venda para emissão de nota fiscal duas vezes.
O Nota Varejo armazena as informações de cadastro de clientes e produtos, calculando automaticamente os impostos das notas fiscais.
Dessa forma, as notas fiscais emitidas pela sua empresa estarão conforme as exigências legais em poucos cliques.
Com o Nota Varejo, você pode emitir para mais de 600 cidades do país os três principais tipos de notas fiscais. Inclusive a NFC-e.
Portanto, não perca mais tempo adquira um emissor de nota fiscal eletrônica eficiente e por um preço que nem sequer pesa no seu bolso.
Assim, se livra de perder tanto tempo em processos burocráticos e preenchendo notas, além de economizar.
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