Como Emitir NF-e no Rio de Janeiro?

Se você tem uma empresa já deve estar ciente que a emissão de nota fiscal eletrônica é obrigatória.

Independente do setor ou a empresa ser grande ou pequena, todas elas tem obrigações fiscais a cumprir para se manter dentro da lei.

Sendo assim, uma dessas obrigações é a emissão de NF-e, que serve para comprovar as transações de compra e venda, além de recolher os devidos impostos.

Portanto, não deixe de emitir nota fiscal eletrônica, mantenha seu negócio legalizado e em dia com a Secretária da Fazenda de seu Estado.

Emitindo NF-e no Rio de Janeiro

A nota fiscal eletrônica modernizou o sistema tributário brasileiro, facilitando a vida das empresas pela praticidade e dando maior controle ao governo.

Entretanto, cada estado tem suas próprias exigências, principalmente as notas prestada s ao sistema da prefeitura.

E nesse artigo, vamos entender como se cadastrar na prefeitura do Rio de Janeiro para emitir NF-e e os requisitos para realizar esse processo.

Antes de tudo, para emitir NF-e No Rio de Janeiro é preciso se credenciar na SEFAZ (Secretária da Fazenda) do estado de sua empresa, ou a prefeitura de seu município.

Os requisitos básicos para poder cadastrar seu negócio para emitir nota fiscal, são:

  • Possuir Certificado Digital, (padrão ICP-Brasil);
  • Inscrição Estadual;
  • Acesso a Internet;
  • Possuir software emissor de NF-e ou utilizar um gratuito;
  • Código de Segurança do Contribuinte (CSC – token);
  • Solicitar credenciamento a SEFAZ ou Prefeitura.

Para se credenciar na SEFAZ, o acesso será feito pelo usuário e senha usados para acessar o sistema. Selecionar o estabelecimento desejado e completar as informações do cadastro.

Agora, quando se trata do cadastro na prefeitura, o processo é um pouco diferente e será abordado um pouco mais adiante.

E lembre-se, antes de realizar os cadastros, saiba quais tipos de notas fiscais sua empresa deve emitir, para isso você pode consultar seu contador.

Portanto, manter seu negócio dentro da lei não é tão trabalhoso como parece, e evita problemas fiscais futuros.

Como Emitir a Nota Carioca?

Se sua empresa esta localizada no Rio de Janeiro, ela deve emitir nota fiscal eletrônica tanto para o município quanto estado manterem controle das operações comerciais realizadas.

Entretanto, existe o caso do MEI, que só é obrigado a emitir NF-e em vendas realizadas a pessoas jurídicas, sendo opcional a emissão para outras vendas.

Dessa forma, exceto o MEI que tem algumas exceções, todos os empreendedores devem emitir nota fiscal eletrônica nas transações de venda.

Para ser emitida a NF-e no Rio de Janeiro, é preciso fazer cadastro da sua empresa na prefeitura.

Tanto as empresas do simples nacional, quanto as optante por outro sistema podem fazer cadastro no sistema.

Sendo assim, para a emissão de nota fiscal eletrônica no Rio de Janeiro, é preciso acessar o site do nota carioca, preencher seu CPF ou CNPJ e sua senha (que é gerada no momento do cadastramento).

NF-e no Rio de Janeiro

Para solicitar a senha, basta clicar na opção “não possui senha”, preencher todos os campos e aguardar o e-mail com a senha provisória.

Logo depois, será preciso selecionar a opção para emitir nota fiscal, que estará localizado no menu lateral na opção “Emitir NFS-e”.

Para a emissão de nota fiscal eletrônica, é preciso informar o CPF ou CNPJ do cliente de sua empresa, que será chamado no sistema de dados do tomador.

Além de, preencher os dados em relação a prestação de serviço, como a descrição, quantidade e valor. O campo de ISS é preenchido automaticamente.

E por fim, é só conferir os dados e gerar a nota e fazer o download do arquivo para enviar ao cliente.

Ou caso prefira economizar tempo, adquirir um software emissor que salvará e enviará por e-mail ao cliente automaticamente, facilitando sua vida.

Portanto, para entender as vantagens em usar um sistema emissor e porque é um investimento necessário, continue lendo.

Sistema Emissor de NF-e

Com um Emissor de Nota Fiscal Eletrônica, você torna sua vida prática, mais simples e ágil.

Um emissor gratuito pode parecer uma opção mais viável pela falta de custos, porém, ele fica sujeito a falhas no sistema e travar, o que pode causar muitos transtornos.

Então, afim de, evitar problemas, invista em um emissor de NF-e como o Nota Varejo, com um preço que cabe no seu bolso e inúmeras vantagens para facilitar sua vida.

Com o Nota varejo, você economiza tempo, por o aplicativo armazenar os dados do cliente no sistema e preencher automaticamente.

Além de, realizar o envio automático da assinatura digital e transmissão do XML para a SEFAZ e por e-mail a seu cliente.

É excelente para manter seu negócio legalizado, armazenando os dados e facilitando quando for calcular impostos a serem pagos.

Se você está afim de aproveitar de todos esses benefícios, trazer praticidade e agilidade a sua vida, faça agora um teste gratuito do Nota Varejo!

O Nota Varejo emite todas as principais notas do mercado, para mais de 600 cidades do país, além de já estar homologado a emitir NFC-e.

Portanto, a gora que você já sabe todas as vantagens do Nota Varejo, não perca mais tempo e invista na agilidade, praticidade e economia de tempo a seu negócio.

Leave A Comment?